domingo, 14 de agosto de 2011

0 - História da Festa de 15 Anos



Festa para quinze anos é uma tradição nobre de apresentar a filha à sociedade manteve-se nas famílias mais burguesas mesmo após a Revolução Francesa de 1789, e chegou depois com toda a sua força aos países colonizados, como os Estados Unidos da América e o Brasil. Aqui, a festa para os quinze anos, tornou-se extremamente popular nos anos 50 do século XX. Para poderem economizar, certas famílias passaram a realizar estas festas em conjunto nos vários clubes disponíveis para este tipo de eventos.

Festa para Quinze Anos: A tradição

Num só dia, várias raparias eram apresentadas em conjunto à sociedade, gerando inclusivamente colunas sociais nos jornais e revistas sobre quem seria a mais bonita, a mais bem vestida ou a mais simpática de todas. Na década de 80, as debutantes passaram a dar preferência a presentes ou viagens em vez de terem como presente a festa de quinze anos de debutantes. Nos anos 90 do ano 2000, a comemoração voltou em força, reavivando tradições como a troca de vestido ou as velas. Actualmente, o ritual inicia-se com a troca dos sapatos por parte do pai, possuindo este acto dois significados principais: informar aos participantes que a jovem rapariga já está pronta para dar os seus próprios passos na vida e representar a passagem para uma vida adulta, traduzida pelo uso de saltos altos.
À meia-noite em ponto, a jovem debutante coloca o seu vestido de gala, simbolizando a sua passagem de menina para mulher. Na hora da dança da valsa, as 15 velas presentes, simbolizam os seus 15 anos de vida. Ao apagar cada uma das velas, a aniversariante debutante comemora o fim de uma primeira etapa da sua vida. Contrariamente às décadas anteriores, a maioria dos bailes de hoje em dia, é realizado com apenas uma rapariga, tornando este momento num momento ainda mais único e especial. Quem diria que uma festa para quinze anos de uma debutante, organizada com o intuito de arranjar um bom partido para as jovens raparigas se iria tornar numa comemoração tão divertida e emocionante como as actuais festas de debutante feitas hoje em dia…

Thai Menezes' 

Nenhum comentário:

Postar um comentário